domingo, 6 de março de 2011

Dívida leva a afastamento de responsável por cartório


Wagner Barbosa Paes foi afastado, nesta quinta-feira (3), do Cartório Único de Gloria de Goitá, como conseqüência de graves irregularidades, dentre elas o endividamento da serventia em mais de 150 mil reais. Ontem mesmo o corregedor geral de Justiça, desembargador Bartolomeu Bueno, nomeou para substituí-lo o titular da comarca de Bonito, Lamartine Cavalcanti Alves.

Inspeção realizada pelo corregedor auxiliar juiz Janduhy Finizola da Cunha Filho concluiu que Wagner Paes, que estava à frente do cartório como substituto, já que o titular falecera, acumulou dívida de R$ 151.681,73. A quantia refere-se ao não recolhimento da Taxa de Serviço Notarial e de Registro e do Fundo Especial do Registro Civil. Ambas são obrigatórias.

De acordo com o relatório da inspeção, o delegatário teria praticado, ainda, atos que, em tese, configuram os crimes de apropriação indébita e peculato. Cópia dos autos foi remetida ao procurador geral da Justiça, que adotará providências.

Além disso, o ex-responsável pelo cartório de Gloria de Goitá cometeu várias irregularidades na confecção, manuseio e conservação dos livros cartorários.

Fonte: site (www.tjpe.jus.br) e blog do Jamildo: www.jc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário