quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sem terras realizam protesto e isolam lixão de Glória do Goitá


Trabalhadores do movimento sem terra planejam manifesto e isolam lixão em Glória do Goitá. O ato estar programado para amanhã, dia 28, a partir das 8h da manhã, no lixão do município e reunirá cerca de 80 famílias que moram ao redor do lixão. O objetivo é cercar o terreno e impedir que caminhões descarreguem as cargas de resíduos no local.
Eles protestam contra o mau cheiro, insetos, queimadas e fumaças que acontecem, diariamente, no ambiente, e pedem a mudança do lixão para outro terreno. Segundo o movimento, todo o lixo do município é jogado a céu aberto no local e não recebem nenhum tratamento. Essa já é a segunda vez que o MST realiza esse ato. O primeiro aconteceu em abril de 2010, mas não houve nenhuma mudança. De acordo com Ednaldo Silva, coordenador do movimento, eles irão protestar até negociar uma solução com o prefeito do município, Djalma Paes (PSB).
Depois do manifesto, uma representação dos assentados que estão alojados no assentamento Canavieira e região entregarão um abaixo-assinado ao ministério público municipal pedindo a retirada do lixão do local. Segundo eles, os resíduos já começam a contaminar os lençóis de água e os açudes de água que abastecem escolas e comunidades do município. De acordo com a lei, lixão a céu aberto é crime.
O terreno fica localizado no sitio Campinas, Zona Rural do município, mas moradores dos sítios Canavieira, Açúde Grande, Campinas região também participarão do protesto, já que também estão sendo prejudicados.
SERVIÇO:
O QUÊ? MST realiza manifestação de protesto contra o lixão de Glória do Goitá
QUANDO? Sexta-feira, dia 28/01, a partir das 8h.
ONDE? Sitio Campinas, Zona Rural de Glória do Goitá.
CONTATOS: Everaldo Costa – radio Goitacaz (81) 9430 2300 / Ednaldo coordenação MST (81) 9411 2759 – Se passando conteúdo se passa o mais valioso dos bens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário